sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Segredo do Vale e da Olaria



Jeremias 18
A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.


Descer no ebr. É fall que seg: Queda. Dicionário port: Perda de poder! ORGULHO

Para ouvir a voz de Deus temos que nos despojar de tudo, toda as barreiras que nos impede de nos inclinar-mor a presença de Deus.
JEREMIAS:

Homem que teve suas experiências com Deus, profeta no reino do sul em Judá, foi chamado para ser profeta quando era rapaz, em 647, no 13.° ano do reinado do Rei Josias, Profetizou ate zedequias
Em todos os seus mais de 40 anos de serviço profético, Jeremias não foi abandonado.

"Levantou-se naquela mesma noite... e transpôs o vau de Jaboque" (Gênesis 32:22).
Jaboque é o nome de um rio da Jordânia um dos principais afluentes do rio Jordão,
onde deságua entre o mar da Galiléia e o mar Morto.
Jacó luta e prevalece.
• Há duas travessias na vida do cristão: o mar Vermelho e o rio Jordão. A travessia do mar Vermelho representa sair do mundo. Fala de um novo começo. Simboliza "ser salvo".
• Uma outra travessia é exigida - o Jordão! O Jordão representa um compromisso de se manter com o Senhor.
Jaboque, vale da transformação de Deus, DA mudança, DO encontro.

Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas, tendem a ter um clima diferente do que a área circundante. Também é comum para um vale para ter ricos depósitos aluviais de lama, tornando-a ideal para a agricultura.

Por que o anjo do Senhor lutou com Jacó?
Muitas coisas ainda tinham que ser mudada no caráter de Jacó para que ele pudesse se tornar uma das grandes forças espirituais do mundo e o seu aprendizado ocorreu naquela luta à meia noite.

Porque o anjo lutou a noite toda com Jacó?
Para revelar a sua fraqueza e mostrar para ele que ele deveria desistir da sua própria força e aprender a agarrar-se na força de Deus.

A partir daquela luta Jacó aleijado, o manco da perda aprenderia que um homem coxo depende de alguém.
A partir daquele momento Jacó passaria a depender totalmente de Deus.

A operação daquela noite tinha causado uma mudança na atmosfera.
Aprendemos nesta lição que se os meus caminhos agradam ao Senhor, ele fará de tudo para que os nossos inimigos se reconciliem conosco.

Precisamos obter o poder de Deus e submetê-lo a Ele, para que possamos ter vitória em frente aos nossos Esaus e prevalecer.





Lição do Vau do Jaboque
VALE: Tendem a ter um clima diferente do que a área circundante. Também é comum para um vale para ter ricos depósitos aluviais de lama, tornando-a ideal para a agricultura.


1) Lição do Vau do Jaboque – Se você quer vencer é preciso confiar nas promessas de Deus.
V9 – Disse mais Jacó: Deus de meu Pai Abraão e Deus de meu Pai Isaque, ó Senhor, que tinha me dito; torna a tua terra e a tua parentela, e far-te-ei bem “>••(2) Lição do Vau Jaboque – Precisamos sempre reconhecer as nossas deficiências e confiar na eficiência do Senhor. •V10 Menor sou eu em todas as beneficiencias e que toda fidelidade que tivesse com teu servo. •••(3) Lição do Vau do Jaboque – Orar com objetivo bem definido.
V11” Livra-me, peço te, da mão do meu irmão, da mão de Esaú, porque tenho medo dele, para que não venha firir a mãe junto com os filhos.

4) Lição do Vau do Jaboque – Ter prazer de estar a sós com o Senhor. V24• “Jacó. Porém ficou só, e lutou com ele um varão, até que a alva subia. •Nós saímos muito rápido da presença do Senhor. •Nós não perseveramos na oração com o Senhor. ••(5) Lição do Vau do Jaboque – Quem obedece e pratica o que Deus pede Recebe as recompensas – v28-29•Então, disse: Não chamara mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe lutasse com Deus e com os homens prevalecestes. E Jacó perguntou e disse: Daí-me peço-te, a saber, o teu nome. E disse: por que perguntas pelo meu nome? E abençoou ali”.

Vales: o vale da decisão; meguido, Joel 3 14.
Um vale é um acidente geográfico cujo tamanho pode variar de uns poucos quilômetros quadrados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros quadrados de área. É tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas

Nenhum comentário: